quarta-feira, 7 de maio de 2014

Edmilson x Marcos: Política de Relacionamento

O assunto é a convocação da Seleção Brasileira pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo que começa no mês que vem. Acompanhei em casa o noticiário e a coletiva e voltei a minha rotina. Não que esteja desinteressado na convocação, afinal sou jornalista esportivo 24 horas. É que achei boa a convocação, não havia muito o que questionar. Vamos torcer. E muito! 
O assunto que quero abordar é a vinda do goleiro penta campeão mundial Marcos a Campo Grande para acompanhar a Taça que será entregue ao país campeão, em julho no Maracanã. Por que ir a casa de Edmilson Dubinha e bater bola com seu filho? Que amizade é essa em um universo onde sabemos que a trairagem corre solta? O que significa isso para profissionais que não atuam dentro do campo, mas que estão envolvidos diretamente nas transmissões de futebol? 
Significa POLÍTICA DE RELACIONAMENTO, esta matéria não é ensinada nos bancos das Universidades durante o curso de Jornalismo. Mas deveria. Tenho acompanhado nos últimos meses a chegada de novos cronistas esportivos no rádio em Campo Grande e confesso que tenho me assustado com o que vejo. A falta de humildade é um quesito em alta, a palavra por "por favor" não está no dicionário.Os conselhos são dispensados na primeira tentativa. 
As coisas mudaram, temos que reconhecer. Lembro-me do início da minha carreira, era uma emoção diferente estar ao lado dos grandes narradores como Mário Mendonça, Líbio Portela, Marcos Antonio Silvestre, Serpa Marques. Lembro-me do meu primeiro jogo na Leda em Dourados, poder cumprimentar Antonio Neres e Lourival Pereira era algo muito especial. Esses profissionais escreveram e continuam escrevendo a história da crônica esportiva de Mato Grosso do Sul e estão passando o bastão para os mais jovens, onde humildemente estou inserido.
Mas o que tema ver Marcos e Edmilson Dubinha com tudo isso? POLÍTICA DE RELACIONAMENTO. É isso que quero dizer aos jovens que estão chegando. Construam suas carreiras dentro deste tripé: Humildade, Perseverança e Responsabilidade. Mirem-se no exemplo de Edmilson, aos 37 anos considerado melhor jogador do campeonato estadual e de quebra amigo pessoal de um dos maiores ídolos da torcida palmeirense. O penta campeão Marcos. Isso não é pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário